Dead Island: Zumbis não perdoam nem um resort tropical neste game

Dead Island : Coquetel Molotov

O gênero dos zumbis – tornado clássico no cinema de terror nas mãos do diretor George Romero – tem vários representantes no mundo do videogame. Nós já estouramos as cabeças dos mortos-vivos em mansões, delegacias e cidades inteiras em Resident Evil; já nos protegemos deles com plantas especiais (se você ainda não jogou esse aí, faça um favor a si mesmo e providencie); já os retalhamos e nos banhamos em seu sangue com nossos corpos esculturais usando bikinis mínimos (não acredita? veja um vídeo de Onechanbara Bikini Zombie Slayers).

Dead Island, da Deep Silver, é um game de primeira pessoa situado num mundo aberto e estruturado em torno de certos detalhes de design com os quais os fãs de MMOs (World of Warcraft? Ragnarok Online?) vão se familiarizar rapidamente. A história avança por missões em que controlamos mais de um personagem com especialidades e forças diferentes, além disso o jogo se expande em uma infinidade de sidequests (missões paralelas) que revelarão mais itens e mais regiões.

 

ATUALIZAÇÃO: Para quem já está jogando Dead Island confiram aqui as skilltrees dos personagens para ajudar na luta contra os mortos.


Esquema de evolução de personagem em Dead ISland

Skill Tree: preparado para cobiçar todos esses ícones?

O enredo do game é simples, mas é um clássico do gênero: em um lugar X, aparentemente por motivo algum, uma infestação de zumbis começa e uns poucos sobreviventes tem que dar um jeito de sobreviver. A diferença de Dead Island é que o lugar em questão é Banoi, uma ilha resort paradisíaca, então podemos nos preparar para destroçar todo tipo de endinheirados em trajes de banho com todo tipo de arma improvisada que a imaginação doentia dos desenvolvedores conseguiu criar. A criação e customização de armas é um aspecto interessante e bater pregos em tacos de beisebol é só o mais básico: ver facões com descargas elétricas e facas de cozinha que explodem ao serem arremessadas dá o tom da coisa. Não é a insanidade de Dead Rising – uma serra elétrica em cada ponta de um remo de caiaque diz alguma coisa? – mas o sistema parece ser capaz de dar bastante personalização e liberdade.

As características de MMO de Dead Island que citei antes se manifestam num sistema de evolução de personagem baseado em árvores de upgrades. Como este blog é pobretão, não tivemos acesso nem ao cheiro de um demo preliminar do game, mas baseados em horas perdidas em MMOs podemos imaginar que “uppar” seu personagem vai ser grande parte da diversão. Junte isso, o enorme ambiente a ser explorado e a estrutura de missões e sidequests e nós vamos ter muito tempo matando zumbis no segundo semestre (ou pelo menos até Skyrim ser lançado em Novembro).

 

ATUALIZAÇÃO: Clique aqui para conhecer mais sobre os personagens de Dead Island e suas especificidades.

 

Na base mais concreta de tudo isso está o sistema de combate de Dead Island que, embora se foque em combates próximos com armas brancas, também inclúi armas de fogo e de arremesso. Qualquer arma branca equipada pode ser arremessada com um sistema de mira que permite focar na parte do corpo desejada. No rigor da ficção de zumbis, golpes na cabeça são preferíveis, sendo que sem eles os mortos vivos se erguem novamente depois de algum tempo.

O zumbi aprova, e você?

Dead Island tem em si muitos elementos ótimos – progressão de personagem, dezenas de missões, combate fluido – e tudo isso se distribuindo numa direção de arte linda que cria um clima interessantíssimo. O contraste entre as paisagens maravilhosas da ilha de Banoi com a matança e a desolação da tragédia zumbi cria cenas impressionantes de se ver – vivê-las deve ser ainda mais grotesco.

Dead Island será lançado no dia 6 de Setembro para PC, Playstation 3 e Xbox 360, para completar a expectativa em cima do game fiquem com o trailer que foi premiado no festival de Cannes:

This slideshow requires JavaScript.

Advertisements

Deixe um comentário

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: